domingo, 24 de julho de 2011

Scott Pilgrim contra o Mundo (Scott Pilgrim vs. the World, EUA, 2010)



Scott Pilgrim (Michael Cera) ainda sofre pelo fim de um namoro que já data de um ano atrás. Desempregado, ele divide uma casa e um colchonete com seu amigo gay Wallace Wells (Kieran Culkin) e tenta se reencontrar ensaiando com sua banda e tendo um pseudonamoro com Knives Chau (Ellen Wong), uma colegial chinesa obcecada por ele.

Nem isso parece suficiente para animar Scott, mas isso muda quando ele conhece Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead), entregadora da Amazon de cabelos coloridos por quem ele prontamente se apaixona. Sair com esta garota, porém, não será a tarefa mais simples do mundo. Menos porque Scott não encontra meios de terminar com Knives e mais porque, para poder namorar com Ramona, Scott terá que derrotar os sete ex-namorados malignos da moça - e no caminho, quem sabe, acertar as contas consigo próprio e corrigir seus erros.

O mais interessante disso tudo é que, por trás da viagem com um quê de videogame criada por Bryan Lee O'Mailey, o diretor Edgar Wright (Todo Mundo Quase Morto) cria uma grande história sobre relacionamentos. Claro, temos lutas divertidalhas e citações pop a rodo, mas o mais importante é ver como às vezes machucamos as pessoas mesmo sem querer, e como o melhor a fazer quando você gosta muito de alguém é deixar a pessoa buscar a própria felicidade - com ou sem você. Até cenas menores, como Scott e Knives jogando fliperama juntos, têm algo a dizer algo nesse sentido.

Claro que o filme não é perfeito - por vezes fica um pouco referencial demais, o que pode irritar alguns. Mas até por isso é ótimo para assistir com calma, pausando e voltando várias vezes. Talvez isso explique porque o filme se saiu melhor nas locadoras do que nos cinemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário