segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1968)


Rosemary (Mia Farrow) e seu marido Guy (John Cassavetes), um ator desempregado, se mudam para um novo prédio. Logo começam a ter amizade com um casal de idosos, Minnie (Ruth Gordon) e Roman Castevet (Sidney Blackmer) que faz de tudo para entrar na privacidade do casal. Rosemary os acha um tanto estranhos e quer manter distância, enquanto seu marido está cada vez mais próximo deles.


Logo ela engravida e seu marido começa a ter muito sucesso, desconfiada de que seus vizinhos e seu marido estão relacionados à forças ocultas, pede ajuda e é dada como louca, pois todos conhecem o casal Castevet e não deixam Rosemary ir além com suas especulações. Ela tenta ficar lúcida até o dia em que descobre que seu filho não é de Guy e sim do demônio.


Dirigido por Roman Polanski em seu primeiro trabalho americano, O Bebê de Rosemary é um suspense claustrofóbico e intenso, a maioria das cenas se passa num apartamento, e mesmo em uma cidade tão grande como New York, a personagem fica fadada a não ter lugar nenhum para fugir, todos estão do lado do mal. O filme é um clássico do gênero terror, ao lado de A Profecia e O Exorcista, em que o terror é mais psicológico que explícito. O elenco está muito bem, com grande destaque à Mia Farrow que nos faz sentir sua agonia a cada segundo da película, John Cassavetes é sempre ótimo e Ruth Gordon que interpreta a senhora Castevet, ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante. O edifício onde foram realizadas as filmagens, foi o mesmo prédio onde John Lennon foi assassinado e um ano depois do lançamento do filme, Sharon Tate, esposa do diretor, foi assassinada pelos discípulos de Charles Manson, que dizia que matava inspirado nas músicas dos Beatles, enfim, esses clássicos do terror tem muita histórias a serem contadas. Recomendado para quem gosta de pensar um pouco e quer se assustar de verdade.


Ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Ruth Gordon), sendo ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.


Nota: 5 SPs


Nenhum comentário:

Postar um comentário