sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Grande Dragão Branco (Bloodsport, 1988)

O filme começa mostrando o treinamento de vários lutadores, cada um no seu país, cada um com sua técnica. Frank Dux (Jean-Claude Van Damme), é um militar que dá um jeito de escapar dos olhos de seus superiores para participar de um torneio secreto em Hong Kong, o Kumite. Antes de ir, Frank vai a casa de seu mestre, que se encontra muito doente, e lá esse se lembra de seu treinamento. Quando pequeno, Dux invadiu a casa de Tanaka, um Sr. Que foi aos EUA para cultivar suas plantas. Como forma de reparar o dano, Frank ajuda Tanaka a treinar deu filho até o dia em que ele salva o rapaz de levar uma surra na escola, aí ele decide treinar de verdade.


Em Hong Kong, Frank conhece Ray Jackson, que também está lá para lutar, em pouco tempo uma grande amizade toma forma. Em meio à competição, Dux tem que fugir de dois policiais (um deles é Forest Whitaker) que estão à sua procura e encarar uma curiosa repórter que quer saber detalhes sobre o torneio secreto. No Kumite, não há espaço para os fracos, a cada luta só o melhor prevalece e Frank sabe que a derradeira luta entre ele e o atual campeão vai acontecer.


Esse foi o primeiro filme que vi no cinema, lá em 1989, lembro que saí todo empolgado para aprender Karatê e virar um Van Damme da vida... Assistindo hoje em dia, é claro que eu sei que a atuação de Jean Claude é sofrível, que o roteiro é patético, diálogos, coadjuvantes, tudo é ruim, mas vou dizer, depois de 20 anos ainda empolga, mesmo sabendo cada gesto dos atores, ainda me vi com os olhos grudados na tela à espera da próxima cena. É o filme precursor de filmes e games de luta nos anos 90 e tem cenas antológicas que estão no consciente coletivo de todos, como a que Dux tem que quebrar o último tijolo da pilha para entrar no campeonato ou Chong Li jogando um comprimido espremido em seus olhos para cegá-lo. É baseado em fatos reais da vida de Frank Dux que quebrou e mantém alguns recordes mundiais. Se o que você procura é uma boa dose de pancadaria, esse é o filme certo.


Nota: 4 SPs


Nenhum comentário:

Postar um comentário