terça-feira, 14 de julho de 2009

O Poderoso Chefão 2 (The Godfather: Part II, 1974)


Francis Ford Coppola dirige a esplêndida seqüência do sucesso de 1972, O Poderoso Chefão, temos duas histórias que seguem paralelamente, acompanhamos a juventude de Don Vito Corleone no começo do século na Itália e sua ida aos EUA e também os negócios da família Corleone, agora comandada por Michael Corleone.


Em 1901 na Sicília, o jovem Vito Andolini vê seus pais e seu irmão mais velho serem assassinados por Don Ciccio, um poderoso mafioso local. Ele é ajudado por uns amigos de sua família e consegue fugir para os Estados Unidos. Ao chegar no país, lhe é dado o nome de Vito Corleone. Alguns anos depois, em 1917, Vito Corleone (Robert DeNiro) tem uma esposa e filho. Em sua vizinhaça, tem um italiano que se aproveita de seu próprio povo, cobrando uma taxa para que nada lhes aconteça, esse é o Don Fanucci. Vito tem um trabalho no armazém até o dia que sua vaga é dada ao sobrinho de Fanucci, sem opções, ele começa a fazer pequenos furtos com seu novo amigo, Clemenza (Bruno Kirby). Um dia, ao vender seus produtos, é extorquido por Don Fanucci e resolve acabar com o problema. Vito agora é um homem respeitado por todos e faz o que pode para ajudar sua gente. Mais tarde abre um negócio de exportação de Azeite, a Genco Exports. Depois de estabelecido e com mais 2 filhos, volta à seu país para um acerto de contas com o passado.


Em meados dos anos 50, Michael Corleone dá uma festa para celebrar a primeira comunhão de seu filho. Durante a festa, o Senador Geary tenta lhe extorquir sobre as licenças de alguns empreendimentos, porém recusa a oferta do político. Connie aparece com um novo namorado e toda revoltada, querendo dinheiro, Michael pede que ela pare com essa vida e volte para a família. Fredo é muito fraco e não consegue controlar sua esposa escandalosa durante a festa e Frankie Pentangeli quer acabar com os irmãos Rosato, mas como não é interesse de Michael, esse lhe pede que não faça nada por enquanto. Kay cobra a legalização da família que havia sido prometido há alguns anos.


Um atentado acontece à vida de Michael Corleone em sua própria casa, ele fala à Tom Hagen que a pessoa responsável é alguém próximo a ele. Michael segue ao encontro de Hyman Roth para negociar empreendimentos em Cuba e acaba aproveitando para começar suas articulações para descobrir quem foi o responsável pelo ataque. Michael vai à casa de Pentangeli e faz o mesmo. Um atentado à vida de Frankie acontece e ele pensa que Michael é o culpado.


Michael vai à Cuba ao encontro de Hyman Roth para prosseguir com seus investimentos, porém está cada vez mais convicto que Roth está por trás do atentado. Fredo fingi não conhecer Roth e seu guarda costas, Johnny Ola, mas um dia Michael descobre que seu irmão teve contato com seus oponentes e descobre quem foi o traidor. De volta aos Estados Unidos, um comitê é instaurado contra a família Corleone, porém todos que podiam depor contra Michael tem negócios pendentes com a Família. Cada vez mais paranóico, sua obsessão acaba com seu casamento e Michael toma medidas drásticas com seus inimigos.


O Poderoso Chefão 2 é considerado por muitos, melhor que o primeiro filme, na minha modesta opinião, o primeiro filme é inigualável. Foi também a 1ª. continuação a ganhar o Oscar de melhor filme, seguido apenas por “O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei”. Robert DeNiro fez testes para o filme de 1972, porém Francis Ford Coppola já sabia quem ele queria, mas como DeNiro havia lhe impressionado muito, ele participou desse filme, que lhe deu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, vê-lo atuando é um prazer indescritível, durante a projeção, ele vai criando os gestos de Marlon Brando, nos fazendo ter a sensação de que já vimos aqueles movimentos antes. Esse é o filme mais longo dos 3, porém não chega a cansar em nenhum momento, o elenco está afiadíssimo, podem reparar nas cenas em que Al Pacino fica nervoso, seu rosto treme involuntariamente, como se fosse real.


Vencedor de 6 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Robert DeNiro), Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 5 indicações: Melhor Ator (Al Pacino), Melhor Atriz Coadjuvante (Talia Shire), Melhor Ator Coadjuvante (Michael V. Gazzo e Lee Strasberg) e Melhor Figurino.


Nota: 5 SPs


Nenhum comentário:

Postar um comentário