terça-feira, 14 de julho de 2009

O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)


“Eu Acredito na América”... Amerigo Bonasera pede à Don Vito Corleone (Marlon Brando) que se faça justiça aos agressores de sua filha, Don Corleone aceita, mas na condição de que um dia ele irá precisar de um favor, pode ser que esse dia nunca chegue, mas se chegar espera que ele possa contar com sua ajuda... É o dia do casamento de sua filha Connie (Talia Shire), e os italianos não negam pedidos no casamento de suas filhas. Na festa Don Corleone se nega a tirar a foto de família sem a presença de Michael (Al Pacino) que ainda não chegou. Ao chegar, Michael, um herói de guerra, conta histórias sobre sua família à Kay (Diane Keaton), somos apresentados à seus irmãos Fredo (John Cazale) e Sonny (James Caan) e à Tom Hagen (Robert Duvall) o conselheiro da Família Corleone.


Johnny Fontane (Al Martino), pede que seu Padrinho dê um jeito de convencer um produtor de Hollywood à lhe dar um importante papel em um filme. Don Vito envia Hagen à Los Angeles para negociar com Jack Woltz, que se nega à ajudá-lo... medidas drásticas deverão ser tomadas.


Virgil Solozzo quer estabelecer o negócio de drogas, em reunião com a Família Corleone, Don Vito se nega à ajudá-lo com seus influentes amigo na política e polícia, embora o negócio seja rentável, não é ético. Don Corleone envia Luca Brasi, para tentar se infiltrar na família Tattaglia para conseguir informações. Tom Hagen é seqüestrado por Solozzo para enviar um recado à Família para conseguir o acordo. Don Vito Corleone é baleado e Michael, que antes não queria se envolver nos negócios da Família, se vinga dos responsáveis pelo atentado à seu pai, agora ele deve se esconder.


Na Itália, Michael conhece uma linda nativa e se casa com ela. Quando ele está prestes à se mudar de cidade, recebe a notícia que seu irmão sofreu um atentado e retorna à América. Don Vito reúne os chefões das 5 Famílias, para definir os negócios dalí pra pra frente e é definido que não haverá vingança pelos crimes cometidos. Michael reencontra Kay depois de muito tempo e já está trabalhando com seu pai. Michael agora é o chefe da Família Corleone.


Em Las Vegas, Fredo toma conta da parte da Família nos cassinos. Michael vai até lá para dar uma oferta à Moe Greene pela parte dele nos negócios, ele se nega a vender. Agora Michael Corleone não mede esforços para que os negócios da Família se proliferem.


Baseado em um livro de Mario Puzo, esta obra de Francis Ford Coppola é um marco na história do cinema, tudo é perfeito, desde à fotografia até as atuações. O filme é cercado por várias histórias, a mais famosa é que os produtores não queriam Al Pacino e Marlon Brando para os papeis de Michael e Vito Corleone, no entanto, depois da pressão de Coppola, acabaram cedendo... Existem duas edições diferentes em DVD, cada uma com um disco de extras com conteúdos diferentes.


Vencedor de 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Marlon Brando). Recebeu ainda outras 8 indicações: Melhor Ator Coadjuvante (Al Pacino, James Caan e Robert Duvall), Melhor Som, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem e Melhor Figurino).


Nota: 5 SPs


Nenhum comentário:

Postar um comentário