terça-feira, 14 de julho de 2009

O Poderoso Chefão 3 (The Godfather: Part III, 1990)


O ano é 1979. Ainda na tentativa de legalizar os negócios da família, Michael faz uma doação de US$ 100 milhões para a igreja católica. Com essa ação, recebe A Ordem de San Sebastian, importante título dado pela igreja. Na festa de comemoração (afinal todos os filmes começam com uma festa), Michael reencontra Kay, que vai à seu encontro para lhe pedir para que ele deixe seu filho seguir a carreira de cantor e não de advogado, como seu pai queria. Michael recebe Joey Zasa (Joe Mantegna) que expõe sua desavença com Vincent Mancini (Andy Garcia), filho ilegítimo de Sonny (que morre no 1° filme). Vincent deixa claro que não está feliz com o jeito que Zasa fala de seu tio pelas costas e pede para que esse lhe dê uma oportunidade de trabalhar para ele. Michael resolve dar uma chance ao rapaz, que tem um temperamento explosivo igual ao pai. Mary (Sofia Coppola) está cada vez mais apaixonada por seu primo Vincent.


Michael oferece comprar a parte da igreja na empresa européia Immobiliare, assim legalizando seus negócios se tornando sócio majoritário. Intermediados por Don Altobelo (Eli Wallach ), padrinho de Connie e amigo dos Corleone, os chefes de outras famílias querem fazer parte dos negócios de Michael. Joe Zasa se mostra insatisfeito com a solução dada por Michael e faz um atentado à sua vida. Ao escapar ileso, Michael supõe que Zasa não está sozinho e teve o apoio de alguém. Enquanto o líder dos Corleone está hospitalizado, com aprovação de sua tia Connie, Vincent resolve dar um jeito em Zasa. Os membros da igreja estão enrolando Michael para fechar o negócio, e ele está furioso com isso.


Todos vão à Sicília para prestigiar Anthony, que irá cantar em uma ópera. Michael suspeita que está sendo traído por Altobelo e pede que Vincent se infiltre em sua família e diz para que ele se afaste de sua filha pois é muito perigoso, “quando vierem atrás de você, eles lhe tirarão a coisa que mais ama”. Quando um grande amigo de Michael, Don Tomasino é morto e ele fica sabendo que Don Lucchesi controla até os membros da igreja, ele toma as precauções necessárias.


Ao contrário do que muitos dizem por aí, essa terceira parte fecha a trilogia com chave de ouro. O único erro de Francis Ford Coppola foi a escolha de Sofia Coppola para interpretar a filha de Michael, mas não chega a afetar o resultado final. O filme tem cenas que extraem o máximo de seus personagens, principalmente de Pacino, como a declaração de amor à sua ex-mulher Kay, ao se despedir de seu amigo diante do caixão e a derradeira cena final nas escadarias do teatro, que tem uma das mais belas expressões artísticas de que Al Pacino é capaz. Andy Garcia incorpora um Vincent Mancini tão explosivo quanto James Caan interpretou Sonny no primeiro filme, é uma injustiça que um ator tão carismático tenha papéis secundários nos últimos tempos. Enfim, O Poderoso Chefão 3 é um grande filme que deve ser assistido e analisado como o final de uma saga, a saga da família Corleone, a melhor trilogia da história do cinema.


Recebeu 7 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Andy Garcia), Melhor Canção ("Promise me you'll remember"), Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.


Nota: 5 SPs


Nenhum comentário:

Postar um comentário