“Eu não quero ser um produto do meio-ambiente. Eu quero que o meio-ambiente seja um produto meu.”
O filme começa com essa frase, que é dita por Frank Costello (Jack Nicholson), um mafioso irlandês que opera em Boston. Logo no começo do filme vai cobrar sua parte do faturamento de um dono de lanchonete, um garoto vê o acontecido com um misto de medo e fascinação. Mais tarde, já um homem, Colin Sullivan (Matt Damon), se torna o protegido de Frank e acompanhamos sua formação, aluno exemplar e dedicado, se forma policial e a mando de protetor é infiltrado na força policial da cidade.
Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) também acaba de se tornar policial e devido ao histórico criminal de sua família, é escolhido por Oliver Queenan (Martin Sheen) para se infiltrar na gangue de Costello, agora eles tem que obter informações para seus respectivos chefes e quando a máfia e a polícia descobrem que existem traidores entres seus membros, tudo sai fora de controle.
Baseado em Conflitos Internos (Internal Affairs, 2002), Os Infiltrados é a primeira parceria entre Martin Scorsese e Jack Nicholson, que está brilhante, ao mesmo tempo engraçado e ameaçador. O elenco é predominantemente masculino com a presença de Alec Baldwin, Mark Wahlberg, Ray Winstone entre outros, onde o diretor consegue extrair o melhor de cada um. A longa duração da película, 152 min. não faz com que se perca o interesse, muito pelo contrário, ficamos ávidos pela próxima cena a cada take. Scorsese volta a explorar o mundo dos mafiosos e das gangues em que ele é mestre, como visto em Caminhos Perigosos, Cassino e Os Bons Companheiros. Sem dúvida alguma foi uma injustiça ele ter ganho o Oscar apenas com esse filme, mas ao contrário do que algumas pessoas dizem, foi muito justo, Os Infiltrados é uma obra prima de seu criador, além da história ser envolvente, os aspectos técnicos, como fotografia e edição, são deslumbrantes. Para mim foi o melhor filme de 2006 sem pestanejar.
Ganhou 4 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Mark Wahlberg).
Foi também a terceira parceria entre Scorsese e DiCaprio, os outros filmes foram "Gangues de New York" e "O Aviador", o próximo projeto deles é o suspense "Shutter Island" que tem data de estréia no Brasil em 09/10/09.
Foi também a terceira parceria entre Scorsese e DiCaprio, os outros filmes foram "Gangues de New York" e "O Aviador", o próximo projeto deles é o suspense "Shutter Island" que tem data de estréia no Brasil em 09/10/09.
ResponderExcluir